Resenha: O Descompasso Infinito do Coração

Título: O Descompasso Infinito do Coração - Batidas Perdidas #2 | Autora: Bianca Briones | Editora: Verus | Ano: 2015 | Páginas: 406


Desde quando li As Batidas Perdidas do Coração eu estava muito ansiosa para ler mais livros da Bianca Briones. Então, é claro que as minhas expectativas estavam altíssimas quando iniciei a leitura de O Descompasso Infinito do Coração, e, infelizmente, o livro não foi tudo aquilo que achei que seria. Não teve aquele turbilhão de emoções e sensações que eu senti ao ler a história da Vivi e do Rafa.

Juro que tentei me conectar com a Clara, entender seus medos e receios, mas eu não consegui. Não gostei de algumas atitudes dela. Eu entendo a parte de ter se fechado depois (e antes também) de ter descoberto a traição, mas não justifica a forma como ela agia quando se tratava do Bernardo, achei meio injusto.

O cara esteve sempre ali pra ela, e mesmo assim ela não queria acreditar que ele a amava de verdade e que sempre a amaria. Foi meio complicado ver todo o sofrimento do Bernardo, mas foi revigorante perceber que ele não desiste fácil. 
" - Eu olho pra você o tempo todo. - Ele faz uma pausa. - Eu quero te beijar. - E segura minha mão. - Eu quero te pegar no chuveiro.
Encaro Bernardo procurando um brilho divertido em seus olhos, algo que me mostre que é só mais uma provocação, como colocar a mão na minha bunda para alguém ver, mas tudo o que enxergo é verdade. Ah, não. De novo não." 

Depois de descobrir que estava sendo traída, Clara acaba se redescobrindo. Com a autoestima lá em baixo, ela acaba encontrando apoio para se "reerguer" em seus amigos e também na prática de Mahamudra. Claro que, desde o dia que ela soube da traição, Bernardo não saiu de seu lado, dando todo o apoio que ela precisava, mas, parece que toda a sua dedicação e demonstração de amor não era o bastante para Clara acreditar em seus verdadeiros sentimentos. 

Mas Clara é uma garota destruída. E com seus traumas do passado que ainda insistem em persegui-la, ela acaba se escondendo em camadas, nunca mostrando como realmente está se sentindo. E convenhamos, chegará um momento em que se esconder se tornará sufocante e ela terá que encontrar a verdadeira Clara, mesmo que para isso ela tenha que desenterrar e superar seu passado. 

"Bernardo merece alguém inteira, não uma pessoa partida em mil pedaços.
Eu quero fugir.
Quero me aproximar.
Não sei mais o que eu quero."

Apesar de algumas coisas terem me incomodado na história e de ter achado a Clara com muito mimimi (sorry!), recomendo muitíssimo a leitura, pois a autora acabou passando uma lição de vida a seus leitores. Mostrando que temos que nos amar primeiramente, ter confiança em nossa capacidade de superação e ter força de vontade para conseguir superar os obstáculos impostos pela vida. E também que amigos são essenciais na vida de qualquer um, e que o apoio deles é algo impagável e muito importante, e que eles, em alguns momentos, são mais família do que a própria família.

Gostei muito de rever o Rafa e a Vivi. Gostei da participação dos outros personagens, e, caramba, estou surtando com aquele finalzinho, preciso do livro da Branca urgente rsrs.  

O Descompasso Infinito do Coração não se tornou um queridinho, mas é inegável que a Bianca Briones continua com uma escrita instigante e emocionante em muitos momentos. Se você ainda não leu nada dela, tá mais do que na hora de perder algumas batidas do coração com suas histórias.

Sem comentários