Resenha: O Refúgio do Marquês

Título: O Refúgio do Marquês | Autora: Lucy Vargas | Editora: Charme | Ano: 2015 | Páginas: 310


Caroline Mooren casou-se com um Barão, mas o mesmo acabou falecendo precocemente e não deixando muito para as despesas de sua esposa. Depois de um ano de luto, Caroline é convidada a visitar uma parenta muito distante, a viúva Hilde, a marquesa de Bridington. 

Sabendo que a situação de Caroline não é das melhores, a marquesa acaba por elaborar planos para a permanência dela, é então que ela acaba a enviado para Bright Hall, a propriedade de Henrik, o Marquês de Bridington.

Henrik há cinco anos não é mais o mesmo, ele vive refugiado em suas terras e ocupa seu tempo cuidando delas, mesmo quando não o deveria fazer. A mansão Bright Hall a cada ano que se passa se deteriora mais, já que não há ninguém para cuidar e dar ordens. Conforme os anos se passaram, Henrik foi se tornando mais selvagem e fechado, já não recebia mais visitas, não que ele fizesse questão, mas sua mãe sim, e é então que Caroline aparece para colocar ordem em tudo.

“Mas depois de cinco anos assim, já não conseguia mais se reconhecer. Sentia-se oprimido sob um peso que nunca ficava mais leve. Não carregava os céus, como Atlas, mas já não sabia se a pesada opressão vinha da idade, do tempo, dos seus erros ou daquele segredo que morreria com eles.”

Henrik inicialmente não pareceu contente com a presença de Caroline, até chegou a mandá-la embora, mas ela estava empenhada em sua função de coordenar a casa, e se nega a partir. Em poucos dias na propriedade dos Bridington ela consegue fazer mudanças notáveis, e acaba se apegando a todos muito rápido, principalmente a pequena Lydia, a filha do Marquês.

A única coisa que restou a Henrik foi sua filha, seu passado e segredos não lhe permitiam ser feliz, ele é atormentado pelos fantasmas do passado. Mas com a chegada de Caroline, sua vida que tinha se tornando tão obscura e vazia, acaba ganhando cor, e com a convivência ele acaba criando certo apresso por ela. O sentimento é recíproco, e resistir ao que sentem se tornará impossível.

“Enquanto eles se beijavam, seu corpo se arrepiou e ela se sentiu fora dali, como se ambos tivessem ido a um lugar distante. Mesmo que o interior solitário de um bosque já fosse perfeito para isso.”

Mas Henrik acha que é errado se envolver com Caroline, já que ela tem um futuro todo pela frente e ele não se vê capaz de conseguir fazer parte dele, por achar que não a merece. 

“Mas é verdade que, além do meu traquejo social, eu perdi outras habilidades ou ao menos as esqueci. E essa foi uma delas. Eu não fui capaz de deixá-la notar, mas gosto muito de você, Caroline. Sou mais culpado do que aparento e não apenas por meus erros passados. O que eu descobri que sinto por você pode ser condenável, mas é tão precioso para mim que prefiro continuar sentindo.
[...]
– O motivo para eu não poder ficar não é nenhum complexo moral tolo ou um comprometimento inútil. Não posso prendê-la. Nem condená-la a nada disso. Eu quero que você possa ir e recomeçar.”

Conseguir ficar juntos se tornará uma provação, já que algumas senhoras insistem em humilhar e difamar Caroline pela região, sem contar as emboscadas e planos para acabar com a reputação dela. Sobreviver a Bright Hall não será fácil, mas estaria Caroline disposta a se refugiar nos braços do seu Marquês? Estaria o Marquês disposto a deixar seus fantasmas e culpa para trás e viver esse amor pleno, intenso, e criar uma nova família ao lado de Caroline?

Esse é o primeiro livro que leio da Lucy Vargas, e só posso dizer que estou completamente encantada e apaixonada. 

O livro é incrível, a história é linda e emocionante, me fez ficar com um sorriso bobo no rosto em muitos momentos, e, em outros, me fez ficar apreensiva, mas o resultado final não poderia ter sido melhor. 

Caroline me encantou com seu jeito todo autoritário, que repreende Henrik por causa de seus maus modos, que não exita em falar verdades mesmo quando se sente julgada; que não abaixa a cabeça para qualquer insulto; que dá carinho e cuida da pequena Lydia; que sabe recuar quando necessário, mas que acima de tudo, é paciente e sabe esperar. É amável, mesmo tendo tido um passado doloroso, com más lembranças. É ou não é para ficar encantada com uma mocinha assim?

O Marquês é lindo, mesmo com seu jeito todo selvagem e fora dos padrões exigidos pela sociedade. Depois de cinco anos se sentido destruído, se refugiando em sua fazenda e acreditando que nunca mais poderia amar outra mulher, ele acaba sendo surpreendido por encontrar amor nos braços de Caroline. E eu achei tão lindo a forma como eles se envolveram aos poucos, e em como eles se completavam... é impossível não torcer para que os dois fiquem juntos e encontrem refúgio que tanto precisam nos braços um do outro. 

Os personagens secundários são um caso a parte. Alguns personagens encantam, e outros apenas não encantam, na verdade irritam e despertam raiva e ira. Mas o destaque vai para ardilosa marquesa viúva e sua neta Lydia. Gostei tanto de Lydia que adoraria ler um livro com a história dela, porque tenho certeza que será tão encantador quanto O Refúgio do Marquês

Amei a leitura!

“– Eu já li tanta coisa na vida, Caroline. Para alguém como eu, sempre à procura de um refúgio, a leitura é o mais alto castelo existente.”

1 comentário:

  1. Oi!
    Eu estou muito curiosa para ler algo da Lucy, isso porque vejo muitas resenhas positivas sobre as obras da autora, então espero gostar dos livros dela. Acho muito legal quando os personagens são bem construídos e o envolvimento deles acontece pela convivência, amo isso nos romances de época.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderEliminar