Resenha: Tolos & Mortais

Título: Tolos & Mortais | Autor: Bernard Cornwell | Editora: Record | Ano: 2018 | Páginas: 362 | Skoob


Interessante, intrigante e informativo... Talvez as três palavras dificilmente pareçam descrever um livro de Bernard Cornwell, mas na verdade elas o fazem, particularmente para Tolos & Mortais.




Imagine que você está com um grupo de pessoas quando você nota dois homens e duas mulheres juntos em uma sala. No começo, não há nada fora do comum sobre os quatro, exceto que as duas mulheres são bonitas - uma é muito mais velha que a outra. Então a mulher mais jovem zomba dela.

Agora você presta atenção. De repente você vê uma lâmina aparecer do nada. Você observa enquanto ela voa para cima atingindo a dama mais velha em algum lugar entre sua cintura e sua axila. Ela engasga gritando "Estou morta!"
Você vê o sangue e muitos fluídos de sua ferida, manchando seu vestido e se espalhando pelo chão.

Você e aqueles ao seu redor também suspiram.

Mais tarde, na sua presença, Lady Anne comenta: "Eu gosto da morte".

Certamente parece um final dramático para um livro interessante. Certo?
Bem, não exatamente. Como esses eventos não ocorreram no final, eles ocorreram no início. A única maneira de descobrir o quão próximo do início ele se encontra é lendo esse lindo livro.

Em meio a esses eventos que acabei de descrever, a história às vezes parece se mover bem devagar. Isso, no entanto, não deve impedi-lo de ler e não deve ser tomado como um comentário negativo; pois o número de caracteres é muito grande e o autor precisava desacelerar um pouco para que pudessem se desenvolver o suficiente para que o drama chegasse ao seu tom; para que quando isso acontecesse você não ser capaz de soltar o livro. 




Na forma típica de Cornwell, há voltas e reviravoltas que às vezes resultam em um ditado para elas mesmas: “Como chegamos aqui?” “Por que esse desvio?” “Como esses eventos se encaixam?” O autor lentamente descasca a cebola e tudo faz sentido. Há uma série de esquemas em andamento ao longo da narrativa para manter entretidos os mais dedicados fanáticos por mistérios.

A narrativa envolve os irmãos Shakespeare - William e Richard - e ocorre em algum momento durante o final da década de 1590, bem antes da construção do Theatre, no lado sul do rio Tâmisa. William não oferece nenhum tipo de ajuda ao irmão, e só o maltrata... o que parece ser um grande empecilho torna-se uma grande aventura. Embora a rainha Elizabeth I estivesse no trono há quase 40 anos, a memória de Mary, a rainha da Escócia (decapitada em 1587) e as numerosas conspirações, tanto imaginadas, quanto reais, acrescentam uma subtrama interessante à narrativa principal.


Além disso, o autor usa esse período de tempo para nos familiarizar com muitas das questões culturais e sociais da época: a disparidade de riqueza e status social. Uma coisa é estar exposto às questões levantadas por Cornwell nos livros de história, e a outra é um assunto totalmente diferente quando se lê sobre eles em um romance em que os personagens interpretam partes da vida real que atingem a imaginação de alguém.

Em suma, Tolos & Mortais é uma história maravilhosa escrita por um dos principais autores do nosso tempo. O leitor pode facilmente imaginar-se assistindo a história se desdobrar diante de seus olhos. Poucos autores podem realizar isso assim como ele faz.

Cornwell nunca deixa de surpreender. Interessante, intrigante e informativo, Tolos & Mortais é altamente recomendado.

Natália Silva

Sem comentários