TBT Literário: A Saga Jogos Vorazes


Em meados de 2011, eu era o tipo de leitora que não tinha tantos livros físicos. Na verdade, minha pequena raque continha uns cinco exemplares. 

Mas mesmo assim, lia muito. Não é vergonha confessar que na época essas leituras eram ilegais, através de PDFs com traduções ruins; ou de e-books com origens duvidosas.

Já contei algumas vezes que mesmo antes de ser blogueira literária, seguia alguns blogs, como Um livro no chá das cinco e A Leitora. Eles me instigavam a querer conhecer livros novos, e como a minha localização era sinônimo de fretes caríssimos, e ainda a livraria mais próxima era a quase 200 km de distância; a leitura se dava de forma ilegal.

Foi nesse período de leitora racker (rs) que conheci por acaso o livro Jogos Vorazes. Não tenho certeza se li em 2011 ou 2012, sei que foi bem antes da divulgação do filme.

Eu fiquei completamente maravilhada pela leitura. Não só pela história, mas pelo gênero. Foi a primeira vez que li uma distopia "contemporânea". Foi a primeira vez que li um livro de ficção, com aventuras horrendas, que continha uma mulher como protagonista.

E mais: tinha sido a primeira vez que eu havia lido algo em que essa personagem não largava tudo por amor e muito menos ficava esperando para ser salva. Ela era a heroína.

Impossível não ficar maravilhada. Procurei o segundo livro para ler, e logo veio o terceiro... A saga conquistou meu coração, mesmo sem ao menos estar fisicamente na minha estante.

Resenhei para o Culpa na época, respondi várias tags onde apontei Katniss como a protagonista mais empoderada do gênero, e não demorou para que os filmes viessem.

Vocês podem não concordar, mas considero os filmes (todos eles) tão bons quanto os livros. Fiquei numa espécie de transe ao ver ali, nas telas, o que aconteceu na minha mente durante a leitura. Foi exatamente da forma que imaginei (e até hoje não tive outra experiência parecida, infelizmente).

Jogos Vorazes é uma saga que até hoje faz sucesso, e nunca sairá de moda. 

Tanto que esse TBT, além do gosto da saudade, tem um saborzinho de novidade. 

A saga ganhou mais um livro, que será lançado em junho pela Editora Rocco. A Cantiga dos Pássaros e da Serpente será um prequel, e já estou super ansiosa para ler.

A diferença é que, desta vez, em livro físico ou e-book original. Esse lance de leitura ilegal vamos deixar lá no passado!

6 referências históricas em “Jogos Vorazes” | Superinteressante

Gostaram do post? Querem mais postagens como esta? Contem para mim nos comentários.

Beijos

Sem comentários