Crônicas e Devaneios: Poxa, Fred!





Não gosto de trazer assuntos polêmicos para o blog, mas essa semana fiquei completamente devastada com toda a história que envolveu o autor e youtuber Fred Elboni.

Não vou trazer detalhes da história, afinal não somos um blog de fofoca, mas o fato é que Fred me decepcionou por ser diferente daquilo que escrevia.

Um cara que já me fez suspirar por gritar ao mundo que nós, mulheres, merecemos ter respeito. Que me fez sentir, em épocas de solteirice, inveja da sua namorada. Ahh, eu acreditei que ela era um verdadeiro alecrim dourado, que tinha o prazer de ouvir para si textos tão tocantes.

Quem nunca sonhou em ser a musa inspiradora de um poeta?

Recomendei inúmeras vezes os livros do cara, inclusive para mulheres que já passaram por um relacionamento abusivo. E agora, sinto vergonha. E sinto um pouco da dor de tantas mulheres que de alguma forma sofreram com seu comportamento que não condiz com seus textos.

É muito difícil, pra mim, separar o criador da criatura. E Fred não é o único. Tantos escritores que mudaram o rumo da literatura, que são ícones, clássicos, inteligentes; mas que colecionam atrocidades. Racismo, preconceitos, machismo, agressões.

Infelizmente, isso não fica no passado. Autores bem atuais, que inclusive estão no início de suas carreiras brilhantes, também colecionam "sombras". Eu, Bia, desfiz parcerias por me sentir mal em ver, em minhas redes sociais, escritores que estava divulgando compartilharem postagens que poderiam ser desrespeitosas para muitas pessoas.

Eu não consigo distinguir, não tenho maturidade. Quanto mais eu sei sobre a essência de uma pessoa, mais me afasto de suas criações brilhantes. 

Qual o seu problema, Fred? Alguns diriam que o problema foi ser pego. E muitos vão criticar meu devaneio em sentir repulsa por suas criações quando descobri de fato a sua essência humana.

Poxa, Fred! Estou passada e arrasada com sua conduta. E sinceramente, já não quero seus livros em minha estante. Eu acreditei a fundo que seus textos seriam a verdade de um homem, e na real, eram fantasia. 

O gênero precisa ser trocado, foi um erro. Suas obras são ficção, fantasia. 

Fred não foi o primeiro e não será o último. A lição que fica aqui é: um cara pode até mesmo escrever sobre empoderamento e fazer o contrário. Ele pode pregar contra a traição e fazer o contrário. Ele pode ser fofo e apaixonante, e no final da noite tentar te agredir para conseguir um beijo.

Eu sei que você era fã e tenta lá no fundo procurar uma maneira de defendê-lo. Mas não tem jeito, mana. Ele errou. Você pode continuar amando seus textos, e claro, pode continuar exaltando suas obras. 

Eu não consigo. Pois pra mim, a cada texto, imaginava um homem doce, capaz de amar uma mulher por sua essência. Daquele tipo de escritor que simplesmente amava... E essa persona, não existe. 

Não cabe a você, leitora que ainda vai continuar amando o Fred até o fim, julgar sua ex ou tantas outras mulheres que vieram a público contar suas histórias. Continue amando se assim quiser, eu não vou te julgar. Mas por favor, seja empática com a dor de outras mulheres. Não julgue e utilize de ódio para as leitoras que, assim como eu, não conseguem mais sentir admiração e amor pela escrita do cara.

Faça o que ele não fez. Espalhe amor e respeito por onde for.

Crônicas e devaneios de uma leitora decepcionada, arrasada, mas que vai superar.





Sem comentários