Crônicas e Devaneios: Por resenhas mais sinceras


Olá culpados e culpadas!!! Vocês estão bem?

Eu sou resenhista, e quando escrevo uma resenha coloco nela todos os sentimentos que tive durante a leitura.

Mas nem sempre temos sentimentos positivos. As vezes um livro pode ser incoerente, as vezes aquela pessoa que escreveu realmente não está pronta para emergir no mundo da escrita.

Temos ainda obras que por algum motivo, ganham fama, mas na hora que pegamos pra ler vem a decepção: não é tudo aquilo que estavam dizendo.

É claro que cada leitor tem o seu gosto. O que funciona pra mim pode não funcionar para o outro e vice-versa. Mas alguns pontos, traçados numa mesma obra, acabam sendo os mesmos para todos.

Existem edições maravilhosas de livros, mas essas mesmas beldades contém erros de revisão que considero graves. Um livro que adoro o enredo, traz erros ortográficos. Ao resenhar, retratei a presença dos mesmos. 

Esses erros foram vistos por todos que leram. Mas eu não vi todos que leram e resenharam apontá-los. Isso é importante, afinal se nós cometemos esse mesmo erro em uma resenha, seremos corrigidos.

E com toda certeza, mesmo esse erro sendo de digitação, iremos revisar novamente, corrigir, pedir desculpas e republicar.

Talvez a editora espere que façamos isso. Eu acredito que uma parceria se dá pra isso.

São erros mínimos, mas pensem bem; lemos para, principalmente, melhorar nossa escrita. 

Também li um livro considerado cult, que é confuso em sua coerência. Não sou a dona da verdade, mas ao ler resenhas de não parceiros da editora que o publicou, os pontos que levantei negativamente a respeito da obra eram os mesmos. 

E isso se repetiu com outro livro muito esperado, cuja cenas de ação se aproximam do ridículo. Claro que não usei essas palavras em minha resenha, pois é preciso respeitar o criador. Mas todos os parceiros apontaram como original cenas em que a protagonista mais parecia ser um sonho sexual do autor que uma heroína.

Te pergunto agora: você escreve para agradar uma editora ou para propagar a literatura?

Eu já respondi, num passado distante, que escrevia pela parceria. Para ganhar livros. Mas uma coisa depende da outra. Precisamos de leitores, daquelas pessoas que ainda buscam por resenhas antes de comprar um livro. E vai por mim, quando elas pegam um livro que não é nada daquilo que você resenhou, esse leitor não confiará mais em suas palavras. Ele vai pular para outro meio (e existem tantos).

Não é preciso ofender para falar a verdade em uma resenha, da mesma forma que não precisa mentir para justificar uma leitura que tem erros ou que não fluiu pra você.

Demoramos para aprender isso. Sentimos medo quando começamos. Eu não estou em lugar nenhum, não tenho grandes parceiros, não ganho livros diariamente. Mas tenho leitores que confiam no que escrevo.

Me sinto mal por um dia ter omitido defeitos. Hoje, ou não resenho ou aponto cada um deles. 

Parcerias vem e vão. Leitores ficam. 

Por resenhas mais sinceras.


Sem comentários