Resenha: Arte e Alma


Título: Arte e Alma | Autora: Brittainy C. Cherry  | Editora: Galera Record | Ano: 2018 | Páginas: 308 | Skoob

Gosto de livros que me impactam, e ler algo da Brittainy é ter a certeza que mais cedo ou mais tarde ela vai nos nocautear com suas histórias. E é claro que com Arte e Alma não foi diferente. Concluí a leitura completamente emocionada.

Talvez não fosse uma questão de consertar corações partidos.
Talvez fosse mais um questão de amar os pedaços partidos da maneira como eles eram.

Aria não é a mais popular, na verdade, na escola, pode contar nos dedos as pessoas que sabem seu nome. Mas tudo muda quando aos 16 anos ela descobre que está grávida. De repente, a menininha do papai virou a ovelha negra da família, desestabilizando a todos. É claro que engravidar não estava nos planos de Aria, e agora ela terá que lidar com as consequências de estar grávida, de não ter o apoio do pai da criança e nem de sua família.

Levi perdeu o contato com o pai aos 11 anos e, depois de anos sem se verem, Levi decide ir morar com ele pensando ser o melhor; tanto para si mesmo, quanto para sua mãe. Mas sua presença parece não ser nem notada pelo pai que decide viver em "seu mundinho" ignorando completamente o filho. Voltar para a casa não é uma possibilidade no momento, já que ele acaba de descobrir que seu pai está com câncer, e mesmo sabendo que sua mãe também não está nada bem, ele decide ficar para, quem sabe, aproveitar o tempo perdido. E tudo isso machuca Levi, mas ele faz o possível para mascarar sua dor com um belo sorriso.

Levi é novo na cidade, e logo se vê interessado em conhecer Aria. Ele conhece a dor de perto e sabe identificar quando alguém não está nada bem, e talvez por isso ele tenha se aproximado dela. Mesmo que no inicio Aria esteja relutante e tente afastá-lo por causa do momento que está passando, eles acabam se aproximando e se identificando, já que ambos são apaixonados pela arte. Enquanto Aria se expressa através de sua pintura, Levi usa a música como sua "salvação".

(...) Levi me olhava de um jeito que me deixava constrangida, como se ele conseguisse me enxergar por dentro. Eu preferia ser a fantasma do colégio.

Aria e Levi são dois jovens com suas próprias dores e que estão sofrendo pelas escolhas que precisam fazer; enquanto Aria precisa decidir sobre o bebê, Levi precisa decidir quem é sua prioridade no momento: seu pai ou sua mãe.

Estava cansado do pesadelo que era minha vida, e tudo o que eu queria era acordar.

Não sei se uma alma machucada é capaz de encontrar a outra, mas mesmo passando por tudo o que estão passando, eles se tornam a força um do outro. A Arte e a Alma. 

O mundo costumava ser feio e doloroso, cheio de ódio, tristeza e desespero. Mas Aria? Ela fazia sentindo em um mundo sem sentindo. 
 Ela era o arco-íris nas minhas tempestades intermináveis.

Eu amei esse livro de tantas formas, que fica difícil colocar em palavras. Aria e Levi são tão jovens e estão passando por tanta coisa, que fica impossível não se emocionar com o desfecho de suas vidas. 

Confesso que senti um aperto no coração por Aria ter que tomar uma decisão tão difícil em relação ao filho. Acho que por também estar grávida acabei me identificando, não que minha história seja parecida com a dela, longe disso, mas acredito que é por saber que quando descobrimos que vamos ser mãe, queremos desde o inicio o melhor para o bebê, e muita das vezes as decisões que precisamos tomar para que eles tenham o melhor, possam nos machucar. 

Levi é um exemplo de força, porque mesmo não entendendo a dependência de sua mãe e o afastamento de seu pai, em nenhum momento ele deixou de ser a âncora de Aria, aquele com que ela sempre poderia contar.

O livro é lindo e emocionante! É impossível não se compadecer da dor dos personagens e torcer para que mesmo que suas almas estejam em frangalhos, eles possam se tornar a mais bela obra de arte.

(...) às vezes, as obras de arte mais lindas eram criadas pelas almas mais sombrias.

A escrita de Brittaniny continua sensível o que me fez chorar copiosamente rs. E é claro que Arte e Alma se tornou um preferido. Amei tudo, desde a história, a capa e o título, que, além de lindos, condizem muito bem com os personagens. 

Recomendo muitíssimo!

Sem comentários