Resenha: Diário De Uma Ansiosa Ou Como Parei de Me Sabotar


Título: Diário de Uma Ansiosa Ou Como Parei de Me Sabotar | Autora: Beth Evans | Editora: Galera Record | Ano: 2018 | Páginas: 192 | Skoob


Ser adulta não é tarefa fácil e isso não é segredo para ninguém. E para dificultar ainda mais esse processo, algumas pessoas são atormentadas pela ansiedade.

Odeio admitir, mas acontece que sou uma pessoa muito ansiosa. Surto algumas vezes por coisas bobas, mas que aqui dentro parecem enormes. Um exemplo: se tenho muitos livros para resenhar, sinto vontade de fugir, algo no peito vai crescendo, surge uma vontade imensa de chorar e abandonar tudo, inclusive a vida de blogueira. Reparem que estamos falando de livros, algo que realmente amo e que me faz bem.

"Pra quem não sabe, ter um ataque de ansiedade é como ser empurrado de um prédio, mas sem poder gritar. É uma onda silenciosa durante a qual seu corpo decide o que vai acontecer e toda a lógica deixa de importar. O pior é que às vezes isso se passa em público."

Como podem ver, a vida de um ansioso não é fácil. Quando a Taty me ofereceu essa obra, e li um pouco a respeito, tive certeza que iria ser uma leitura prazerosa. Não gosto de ler livros de autoajuda sobre o tema, eles me deixam mais ansiosa ainda, mas aqui temos uma obra completamente diferente daquela ladainha tão comum de autoajuda coaching. 


Beth Evans, ao tratar da sua própria experiência com a vida adulta e toda a ansiedade impregnada nela; fez uma obra leve, bem humorada, e acima de tudo, que tem um poder enorme em ajudar o leitor.

"(...) minha vida é uma zona e, com certeza, não tenho condições de sair dizendo a ninguém como viver."

Com sinceridade e leveza, ela retrata o quão é difícil se "curar" da ansiedade, mostrando que existem maneiras de driblá-la. 

Eu me identifiquei na maioria das passagens, ri me enxergando em muitas situações colocadas pela autora, e me emocionei com a mensagem final do livro. Beth, ao contrário de muitos autores que existem por ai, não tenta fazer com que engolimos o mantra "é fácil deixar de ser ansioso e ser adulto bem sucedido só depende de você". Ela é muito realista, e aponta inclusive os nossos "pequenos pecados".

"Ficar fazendo comparações com as pessoas à volta é uma parte natural da vida. Faço isso de todas as formas possíveis. Não porque quero ser melhor que os outros, mas porque sou muito insegura."

Não sei vocês, mas sempre me pergunto se sou realmente madura para a idade que tenho. Alguns pensamentos, algumas atitudes, me faziam pensar que era uma aberração e totalmente imatura para alguém com 31 anos. Foi reconfortante ver todos esses pensamentos ilustrados ali, inclusive as descrições de tais atitudes. Ri, acabei me sentindo uma boba por colocar tanta gravidade nesse tipo de situação.


O interessante é que Beth mostra que essas loucuras que as vezes acreditamos que ocorrem apenas conosco, é comum. Ela expõe o quanto tudo isso é bobo, corriqueiro, enfatizando que o problema é criado apenas na cabecinha do ansioso.

As ilustrações são divertidíssimas. Fotografei algumas, mas a verdade é que todas são interessantes. Queria reproduzir o livro todo para que vocês vissem! 


A narrativa se dá em primeira pessoa, o que aparenta ser uma conversa entre amigas de longa data. 

A edição é uma gracinha!! Um livro todo fofo, recheado de ilustrações das quais já comentei mais acima.

Eu recomendo para todos os adultos que acham difícil lidar com a vida adulta. Garanto que será uma leitura que te fará rir de si mesmo, e quando terminar, vai repensar em muitos feitos de sua vida.

Vale a pena! Se tornou um exemplar queridinho, que será relido em todo momento de ansiedade.


1 comentário:

  1. Oi Bia!!!

    Gente que livro! Fiquei realmente tocada com a maneira com que ela escreveu sobre a ansiedade, e principalmente com a definição de como ela colocou a crise.. enquanto psicóloga olhando de fora é exatamente isso que acontece, parece que você está sendo empurrado e não consegue colocar nada pra fora!
    Parece ser uma leitura agradável e de fácil entendimento! Nesse mundo atual, o que menos precisamos é de alguém que fale que vai passar e você tem que lidar... mas sim, de alguém que de alguma maneira entenda e te exemplos que ajudem a lidar de uma maneira mais fácil com ela! Afinal, ser ansioso é muito difícil e causa muitos prejuízos de ordem emocional e física!!
    Amei a resenha!!

    Beijos
    Naty!!

    ResponderEliminar