Resenha: Diário De Uma Escrava


Título: Diário de uma Escrava | Autora: Rô Mierling  | Editora: DarkSide | Ano: 2016 | Páginas: 240 | Skoob


Sabe aqueles livros que você compra exclusivamente por causa da edição? Diário de uma Escrava foi um desses casos. Eu não sabia muita coisa da história e confesso que estou impactada. 

Minha alma está dilacerada, meu corpo violado e meu espírito, que antes era de Deus, já não existe mais, perdido nas profundezas do ódio e da morte.

Há quatro anos Laura foi sequestrada por "Ogro", desde então, vive em um buraco. Teve seus sonhos destruídos por este homem doente e cruel, retirada de sua família e vivenciando as maiores atrocidades em nome de algo que ele chamava de amor.

Laura vive um conflito, em determinados momentos sente esperanças que se libertará, em outros, teme que seus dias findarão sendo uma escrava sexual vivendo em um buraco, e ainda pior, em determinados momentos, sente que morrerá nas mãos do canalha que a sequestrou.

(...) porque uma hora quero chorar e me rasgar, outra hora estou rindo feito uma louca e querendo viver.

Conforme acompanhamos os relatos, vemos que Laura está mudando gradativamente. Tudo o que lhe aconteceu e ainda está acontecendo é refletido em sua alma que está morrendo aos poucos, os machucados vão muito além de físicos, sua alma está dilacerada e talvez o pouco de esperança que lhe resta está se esvaindo, até porque como seria voltar para sua vida? As pessoas a aceitariam ou a olhariam com outros olhos? Teria ela a possibilidade de ser feliz?

Nunca mais serei a mesma pessoa, não serei mãe, esposa, não terei família, nunca serei feliz. Então, por que sair daqui?

O livro é narrado por Laura em forma de diário, com alguns trechos em terceira pessoa, trechos estes em que conhecemos a identidade e um pouco da vida de Ogro e das atrocidades cometeu com outras garotas.

Laura é um exemplo de força e ao mesmo tempo de fraqueza, é angustiante acompanhar seus relatos e perceber o quanto está destruída. Sua forma de pensar é compreensível, mas em alguns momentos não consegui entender o que de fato a movia, se era ódio ou desistência.

O Ogro é um psicopata doente, lastimável pensar na existência de homens assim. Difícil entender de onde vem sua "sede" em garotinhas bonitas e virgens, mais difícil ainda é entender o seu prazer em vê-las sofrer.

É instigante a forma com que Rô Mierling escreve, após ler alguns trechos, acabei precisando dar uma pausa na leitura, os relatos são cruéis e desumanos. A autora se inspirou em casos reais para escrever sua história. E mesmo sendo um tema com uma grande carga emocional, o livro é muito bom, aconselho.

Diário de uma Escrava foi uma leitura pesada e intensa. E o epílogo me deixou completamente chocada. Acredito ser uma leitura válida, ainda mais pela autora retratar a violência e os abusos que as mulheres estão sujeitas no dia a dia, e é claro, por nos mostrar que as aparências enganam e que nem todos estão no mundo para plantar e colher amor, sendo o deleite para alguns, causar o sofrimento em nome de algo que vai muito além da minha capacidade de entendimento.

A edição está linda, o que já é um padrão da DarkSide, só fiquei me questionando o porquê de uma edição tão linda para uma história tão triste, cruel e feia.

(...) uma hora vai começar a me agradecer e vai viver com o único objetivo de me satisfazer e me fazer feliz. É isso o que você precisa sentir, nada mais.

1 comentário:

  1. Eu li esse livro e me deixou traumatizada. Notei que na livraria ele estava desembalado, o que é muito errado, pois adolescentes podem acabar botando a mão numa leitura que choca em excesso e faz pouco para discutir o assunto que aborda. Achei uma obra de extremo mau gosto, na verdade.

    ResponderEliminar