Culpalist: Livros Empoderados

Olá culpados e culpadas!!!

Estamos no mês da mulher. Eu acredito que todos os dias são nossos, que precisamos conscientizar e lutar por igualdade de gêneros o ano todo; que precisamos valorizar e respeitar a mulher e suas escolhas perante a sociedade. 

Mas, de praxe, assim como todos, também comemoro a data. E quer forma melhor de comemorar que indicar livros para leitura?

Trago uma lista de livros empoderados para vocês, seja com personagens, com enredo, ou com tudo isso junto. E ó, são livros que podem e devem ser lidos durante o ano todo, tá bom?


Ficção


Menina Veneno de Carina Rissi
A obra é uma releitura do clássico conto de fadas Branca de Neve e Os Sete Anões. Aqui, ao contrário do clássico, temos no centro do enredo justamente a vilã, Malvina. O paradigma de mulher que precisou matar o marido para herdar castelos foi completamente quebrado aqui. Malvina é uma super modelo que não precisa de ninguém para se manter financeiramente. Não aceita o aspecto que está envelhecendo e que um rostinho novo poderá estampar as capas e os comerciais que eram ocupados por ela; mas isso é só um probleminha bobo. O fato é que mesmo com as problemáticas enfrentadas na ficção, que por vezes gera dúvidas quanto ao empoderamento da personagem, foi muito válido por parte da autora trazer uma nova visão para a antagonista. O aspecto mais empoderado é justamente a construção de Malvina; que assim como a maioria das mulheres, é um pêndulo que vai do "muito segura" ao "estou me descobrindo agora, e me sinto inseguro quanto a isso". Querem mais? É um livro engraçadíssimo, leve e super descontraído (dá pra ler num tapa).

Princesa das Cinzas de Laura Sebastian
Está ai outra personagem cujo empoderamento está justamente em sua construção. A Princesa das Cinzas Theodosia teve sua vida virada de ponta cabeça ao perder tudo, sua mãe, seu povo, para bárbaros que simplesmente roubaram seu reino. Tida como troféu, Theodosia passou a ser chamada de Thora, e era constantemente humilhada e violentada como um lembrete; uma espécie de sacrifício por tudo aquilo que nem sequer existia mais. Porém, ela não é uma princesa do século passado que fica lá, a espera do seu salvador. Theodosia é resistência, mesmo com medo e mesmo muito nova, já tem aquele instinto empoderado de saber bem que precisa ser forte para se manter viva e tentar recuperar o seu trono.

O Ódio que Você Semeia de Angie Thomas
Para ser empoderada não existe idade. E a prova maior disso está nessa personagem maravilhosa em forma de adolescente, chamada Starr. Eu não posso citar todos os detalhes que a fazem ser inspiradora, pois estaria dando spoilers gratuitamente, e não é isso que vocês querem. Mas posso dizer que o espírito revolucionário dessa jovem é contagiante. Não só no que diz respeito à questões femininas, mas também, principalmente, ao que diz respeito no aspecto racial.

Filha das Trevas de Kiersten White
Quem me segue, já deve estar cansado de ver esse livro em todas as listas que crio. Mas eu não posso deixar ele de fora, afinal a tal das filhas das trevas é uma personagem completamente diferente de tudo aquilo que já li. Conde Drácula, conhecem? Claro que sim, quem poderia não conhecer o vampiro mais famoso do mundo? Agora, vocês sabem da onde veio a inspiração para a criação do Conde Vampiresco? Acho que 90% das pessoas já sabem, mas pra resumir a coisa toda, a figura tão conhecida foi inspirada num homem real, que existiu sim senhoras e senhores. Calma, ele não era vampiro nem tinha essa coisa de presas e tal. Ele era Vlad III, um cruel e perverso príncipe de Valáquia, província histórica da Romênia.
E então, a autora Kiersten White, criou uma versão feminina para o conde. Lada é protagonista dessa história, e o que a torna empoderada não é a inspiração de sua criação, mas sim os rumos que tecem o enredo; original e ao mesmo tempo histórico. Uma mulher fria, insana, guerreira. O que mais me agrada nessa obra é justamente o fato de termos uma mulher em jogo. Se ela é tão cruel quanto Vlad? Bem, isso só iremos saber lendo toda a trilogia.

Belas Adormecidas de Stephen King & Owen King
Quem diria que dois homens poderiam escrever uma obra com um enredo tão empoderador! Se formos analisar, Stephen já construiu muitas personagens empoderadas; mas vamos focar em Belas Adormecidas. Nesse enredo carregado de terror, as mulheres do mundo todo estão adormecendo. Isso mesmo, elas dormem e simplesmente não acordam mais. Um casulo começa a ser formado em seus corpos adormecidos. E caso alguém as despertem, até a mais doce, acorda acometida por uma fúria assassina. O que deixa o livro empoderado são os assuntos abordados ali, que remetem à reflexões importantíssimas e necessárias.

Vacas de Dawn O'Porter
Se tem um livro de ficção empoderado do início ao fim é esse! Vacas exala poder do título às personagens; da capa ao enredo. Trazendo três protagonistas distintas, é fácil de ser identificado por todas nós. Rimos, choramos, o sentimento de empatia é colocado em jogo; mas ao final, ao concluirmos a leitura, deixamos ele bem lá na estante num lugar pra olhar e se lembrar sempre de todas as mensagens de poder que ele passa.

Não-Ficção

Para de Se Odiar de Alexandra Gurgel
O livro trata principalmente da autoaceitação; do amor próprio. É inspirador! Através da biografia da Alexandra e dos seus conselhos e abordagens sobre o movimento body positive; ela consegue criar um elo entre as leitoras. Mais que isso: ela consegue fazer nascer em nós mesmas o poder da aceitação, do respeito. Um baita livrão!

Vamos Juntas? de Babi Souza
Além de explicar todo o movimento (que foi criado pela autora), o livro, de forma leve e rápida; descreve as noções básicas do feminismo. Nele você vai aprender sobre todos os termos tão utilizados; e ainda, tem o tal do empoderamento. Relatos verdadeiros de mulheres que praticaram o "vamos juntas". um movimento que estabeleceu a união e a segurança das mulheres.

Lute como uma Garota de Laura Barcella et al.
As lutas femininas não começaram ontem. Os nossos direitos de hoje são resultados da luta de ontem. Resultados de mulheres que buscaram igualdade, que revolucionaram diversos setores. E algumas dessas mulheres, de todos os lados do mundo, históricas e contemporâneas, foram reunidas nessa obra maravilhosa; que traz suas conquistas, seu legado, uma breve biografia e frases de impacto.

A lista ficou extensa, mas eu queria colocar muitos outros livros. Espero que tenham gostado!

Beijinhos




1 comentário:

  1. Oi Bia
    Eu quero muito ler O ódio que você semeia. Parece ser um livro incrível. Eu adoro livros empoderadores e fico sempre feliz quando leio algo assim.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderEliminar