Crônicas e Devaneios: Não se culpe por não ter tempo


Outro dia, ao participar de uma conversa num grupo de blogueiros, fui questionada quanto aos "poucos livros" que leio por mês.

E me senti super culpada nesse dia. Comecei a comparar o quanto amigas liam muito mais, o quanto algumas blogueiras colecionavam pilhas de livros em menos de uma semana... e, nossa, um nó se formou em meu peito.

Eu leio quando sobra tempo. Aliás, eu blogo quando sobra tempo. Finais de semana dificilmente leio, pois tenho outras prioridades. Em alguns meses, consigo ler quatro livros. Em outros, um e olhe lá.

Mas essa mesma pessoa não questionou quais livros eu leio. Porque, convenhamos, existem livros que lemos num dia, outros em meses. Essa mesma pessoa não questionou como é o meu jeito de ler.

Eu curto pesquisar, viajar de verdade naquilo que estou lendo. É legal na teoria, mas na prática ocupa um tempo imenso. 

Essa mesma pessoa não se atentou que eu não estou de quarentena. Trabalho em uma farmácia, minha rotina está ainda mais intensa que antes da pandemia.

Mas não estou culpando-a. Eu entendo que as vezes é complicado pra gente compreender o mundo do outro.

E assim como eu, tenho certeza que existem muitos outros leitores e leitoras por ai que se culpam pra caramba por não terem tempo pra ler. Quer saber? Eu tenho certeza que muitos leitores, por se sentirem culpados por essa falta de tempo, dormem tarde apenas para apresentar uma quantia de livros lidos.

Não se culpem por não ter tempo. Ler é algo lindo, que não deve se resumir em números. Troquem a pergunta "quantos livros você leu" por "qual livro você leu?". 

Haverão meses que o número de livros lidos vai subir, outros cair. A vida não é do jeito que a gente planeja. Precisamos curtir cada extensão da vida, família, amigos, assistir algo do qual gostamos, e claro, separar um momento para leitura.

Nada de obrigação. Por prazer. Pare agora e me responda: qual a última vez que você leu por prazer?

Não deixe que algo maravilhoso se transforme em estatística. Leia pausadamente, leia o que sentir vontade. E se não der tempo, não leia. Administre seu tempo, sem se culpar, sem se cobrar, e logo logo você e seu meio de transporte favorito (livros!!!!) estarão juntinhos novamente.

Até mais!

2 comentários:

  1. Oi, Bia!
    Uma coisa que temos que tomar bastante cuidado nesse mundo literário, é a respeito dessas cobranças e comparações.
    Já me encontrei na mesma posição em que você, ao ver pessoas lendo 500 livros em 1 ano enquanto eu estava lá toda orgulhosa com os meus 30 e poucos.
    Hoje, não fico paranoica com isso não. A vida não tem que ser essa eterna competição e a leitura tem que ser prazerosa! Não importa se você leu 1 ou 50, o importante é o que aquele livro te ensinou e como você se sentiu ao lê-lo :D
    Amei a postagem!

    Beijos!
    Estante Bibliográfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas conseguem fazer até mesmo que algo incrível, como a leitura, se torne uma competição. Eu já fiquei me sentindo péssima por não conseguir ter uma rotina de leitura "insana", da qual almejava em ler ao menos 10 livros ao mês.
      No final, números não importam.
      Obrigada sua linda, beijos

      Eliminar