Dicas e Recomendações: Antes de morrer, leia algo publicado de forma independente pelo autor


Fiz um post bem nostálgico outro dia, e fiquei pensando no quanto foi gostoso ler algumas obras que ainda não tinham ganhado os holofotes.

Um exemplo foi a obra 8 Segundos da Camila Moreira. Li na plataforma Wattpad, até então a autora era uma desconhecida, e a cada capítulo publicado podia interagir com minha opinião acerca da leitura.

Os leitores, talvez, foram o gás para que ela continuasse a escrever. Não demorou muito para que a obra fosse publicada por uma editora renomada.

Assim sendo, me senti parte dessa história. Acompanhei o nascimento de um livro. 

E tenho muito orgulho em dizer que não foi apenas essa obra que pude acompanhar de perto o nascimento em si. O Safado do 105, Redenção de um Cafajeste, Os Imperiais de Gran Abuelo...

Sabemos que nosso cenário literário é complicado. Um autor nacional precisa ser muito talentoso e ter garra para conseguir chegar no patamar de quem quer viver da escrita. E por outro lado, eu não sou hipócrita em esconder que temos muitos pseudoautores, que não trazem boas histórias, mas que por algum motivo conseguem ser publicados e acabam cultivando aquela cultura de que os nacionais não são tão bons assim.

Eu digo por experiência própria de que ler uma obra independente é uma experiência única. Talvez esse mesmo autor que resolveu publicar seu livro na Amazon e disponibilizou grátis para que todos conheçam sua escrita, esteja ansiosa por uma opinião verdadeira.

Talvez esse mesmo autor não seja talentoso e viverá no anonimato. Mas talvez ele tenha um talento excepcional e logo ganhará a visibilidade merecida... e então, você poderá dizer com todas as letras que fez parte desse processo, seja avaliando, seja publicando uma resenha, seja apenas indicando para um amigo. 

É algo que você simplesmente precisa fazer antes de morrer.

Beijinhos

Sem comentários