Resenha do Filme Morte às Seis da Tarde



Título: Morte às Seis da Tarde | Ano de Lançamento: 2020 | Direção: Patryk Vega | Distribuidor: Netflix

Disponível na Netflix, Morte às Seis da Tarde é um suspense polonês instigante e inteligente. Uma policial precisa investigar uma série de crimes, onde o assassino reproduz castigos do século XVIII em suas vítimas.

A motivação do crime é incerta, não existe nenhuma pista de quem poderia ser a próxima vítima. Mortes cruéis, com o "crime" escrito na pele.

A história do filme prende, os assassinatos chocam. Mas você, que talvez seja como eu e não assista tantos suspenses estrangeiros - apenas os americanizados; vai perceber uma diferença.

Claro que a cultura polonesa está ali, em todos os lugares. Mas o que mais causa estranheza, é o aspecto da direção em si. Os cortes das cenas são mais bruscos, o alívio cômico aparece por vezes em momentos estranhos. As cenas de "morte" chocam, estão ali para estampar horror no telespectador, mas também temos outros aspectos que causam repulsa, e não é só no fator morte.

危城谜杀》影评:全程无尿点,相当生猛- VITO杂志

Eu que não assistia tantas produções estrangeiras, a não ser americanas, senti essa diferença na série também polonesa Silêncio na Floresta. Algumas características, mesmo com um enredo e produção completamente diferentes, ficaram evidentes no longa.

O filme se inicia com aspectos próximos da bizarrice, mas com o rodar dos minutos, enxergamos que estamos diante de uma ótima história, que surpreende e se mostra inteligente; mesmo com a presença de clichês conhecidos pelos fãs do gênero.

Amo filmes do gênero que trazem mulheres como protagonistas. Helena, a policial responsável pelo caso, é durona e não cativa de imediato. Mantém a linha já conhecida de policiais traumatizados, mas consegue se diferenciar. Helena é rabugenta, forte, destemida. 



A força feminina não se limita a ela. Temos outra personagem notável.

É preciso um olhar profundo para captar todas as críticas que o filme traz. Não é apenas uma ficção para passar o tempo. O longa critica o sistema, a política, o próprio serviço policial. Mostra o despreparo, as condições de trabalho por vezes inadequadas e ainda levanta questionamento sobre o papel da imprensa. 

Vale a pena assistir! Recomendo. 












4 comentários:

  1. Oi Bia! Eu ainda não assisti, mas como estou sempre procurando novidades na Netflix já anotei a dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderEliminar
  2. Olá Bia,
    Não conhecia esse filme mas gostei da sua resenha dele. Tenho assistido mais produções estrangeiras também, e até me forçando a isso, tem tantas produções boas. Não sei bem porque mas quase nunca assisto to filmes de suspense, mas tenho visto muitas séries nessa linha ultimamente, então, acho que é uma boa opção de filme para me aventurar.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro suspenses! Na verdade sou bem eclética, assisto de tudo rs.
      Espero que curta.
      Beijos

      Eliminar