Resenha: Você Tem a Vida Inteira


Título: Você Tem A Vida Inteira | Autor: Lucas Rocha | Editora: Galera Record | Ano: 2018 | Páginas: 284 | Skoob

Eu não sei por onde começar. Foi o livro mais sensível que li em 2019, e como blogueira e resenhista, devo adiantar que não possuo tanta sensibilidade ao me expressar.

Os temas tratados na obra de Lucas Rocha são AIDS e HIV. Sei que existem centenas de livros que abordam o tema, mas aqui temos diferenciais.

Ao contrário de tudo que já li, desde ficção até à biografia real de pessoas contaminadas, nesta obra a abordagem é atualizada e retrata, de forma muito sucinta, como é o diagnóstico e o tratamento em nosso país.

Por se tratar de uma obra nacional, que traz personagens brasileiros convivendo no âmbito nacional, posso iniciar minha resenha afirmando que "Você tem a vida Inteira" é o livro que mais se aproxima da realidade no que diz respeito à AIDS e HIV no Brasil.

"(...) pode faltar remédio para pressão alta em nossa farmácia, mas, em oito anos trabalhando nesse centro, o medicamento antirretroviral nunca deixou de vir."
Engana-se quem pensa que é uma obra técnica. Minha primeira perspectiva, talvez por estar inserida na área da saúde, foi a abordagem da doença e do vírus. E considerei que seriam eles os que me manteriam presa à obra.

Mero engano. 

Como já afirmado em vários blogs que resenharam o livro, ressalto que Lucas criou personagens reais, dos quais nos apegamos com muita intensidade.

Victor, Henrique e Ian. Homossexuais. Dois deles contaminados com o vírus HIV. Um já convive com a condição há algum tempo. Outro acabou de descobrir. E um deles, saudável, se apaixonou por um contaminado; mas por medo, decidiu se afastar.

"(...) "Não sei" é o que separa as pessoas da felicidade."

Por meio da ficção, o autor remonta toda a trajetória que um contaminado enfrenta, desde a descoberta ao início do tratamento; expondo ainda como é a convivência com o vírus e o preconceito selado na sociedade.

Ele traz ainda, um aspecto novo: o agir de quem se envolve com um contaminado. O medo poderia ser maior que o amor?

"Em uma escala que começa em roubar uma margarina em um supermercado e termina em desviar dinheiro da saúde pública, qual o nível da merda que você fez?"

É um livro especial, que resgata e destaca a prevenção; mostrando que todos nós estamos susceptíveis ao vírus, ao mesmo tempo que evidencia os preconceitos e o quanto o apoio dos amigos e familiares é imprescindível.

"Às vezes as pessoas gostam de ajudar sem esperar nada em troca."

Sem sombra de dúvidas uma grande lição para a vida. Me emocionei, me encantei e me cativei pela história e pelos personagens.

"São as consequências dos seus atos e você tem que lidar com elas."

Obra mais que recomendada.

A narrativa, em primeira pessoa, é intercalada por Henrique, Victor e Ian. Esse feito aproxima mais ainda o leitor aos personagens, fazendo com que compreendemos as situações individuais de cada um. A edição é linda, a arte da capa faz todo sentido com o enredo (e acaba por se tornar mais especial quando descobrimos o motivo dela).

Enfim, posso resumir o livro como apaixonante e repleto de lições.

"Espero que essas cores te ajudem a entender como os seres humanos são diferentes; como nem todos são cruéis ou estão dispostos a tentar fazer com que você se sinta mal por ser quem você é."

Sem comentários