Resenha: Pare de se Odiar


Título: Para de se Odiar | Autora: Alexandra Gurgel | Editora: BestSeller | Ano: 2018 | Páginas: 153 | Skoob

Eu já tinha ouvido falar sobre Alexandra Gurgel. Ela é Youtuber, tem um canal famoso no YouTube com mais de cem mil inscritos; o Alexandrismos.

Mas confesso que não acompanhava o trabalho dela. E antes desse livro, tão pouco a seguia no IG.

Afinal, por que eu quis ler "Pare de se Odiar?"

Simples. Eu sou feminista, e quero cultuar obras que de alguma forma me mostrem o impacto social do movimento, mas que acima de tudo, me guiem no apoio à causa. Como a premissa disposta aqui é o amor próprio, algo muito pregado e prezado pelo movimento; foi por ela que o interesse surgiu.

"Na luta feminista, as mulheres não querem ser superiores aos homens; só querem igualdade. Isso deveria ser bem simples de entender, mas foi criado um imaginário coletivo sobre o que é ser feminista (gorda, lésbica, histérica, que odeia os homens, que tem repulsa por ter uma família e filhos, puta) e se apagou o foco principal do movimento, que é a liberdade de escolha, viver a vida sem homem nenhum, sem a sociedade dando pitaco. Não é complicado, viu?  É por você, pelos seus direitos, pelas suas escolhas, pela sua vida."

O livro traz a história pessoal de Alexandra, que, por ter um corpo fora dos padrões; sentiu na pele os preconceitos por tal. A sua luta para tentar entrar no padrão estipulado pela sociedade, o sofrimento com a depressão e enfim, a sua vitória em conseguir superar tudo deixando de se odiar.

É esse o ponto inicial. Mas o livro acaba sendo muito mais que isso.

"É normal ser machista, reproduzir o machismo; somos frutos disso. Anormal é se rebelar contra o sistema e ser feminista. Não é à toa que sofremos tanto ódio."

Alexandra, através da sua própria experiência, abre a mente do leitor; levantando questionamentos sobre a busca do corpo perfeito, sobre o quanto o meio externo influencia as nossas próprias vontades e o quanto o preconceito e os paradigmas sociais agem diretamente sobre a nossa personalidade.

Pare de se Odiar  é um livro transformador. Seja qual for o seu corpo, seja qual for a sua história, com toda certeza você irá se identificar com alguma passagem da obra; pois infelizmente, essa coisa do "padrão corporal", existe em todos os meios familiares, desde a infância até a vida adulta.

"E isso me fez perceber que talvez as minhas vontades não fossem minhas, mas talvez algo que foi construído em mim."

A leitura me emocionou, me cativou, mas acima de tudo, me transformou. Realmente parei de me odiar e compreendi que amar a si mesma é um processo, e cada pessoa tem o seu tempo. Aprendi que haverão dias em que poderei gostar menos de mim, e isso será normal.

Revolucionou completamente minha maneira de enxergar o próximo.

"Lembre-se: a beleza está nos olhos de quem vê, talvez a pessoa que esteja vendo use óculos padronizados socialmente, enxergando o belo com o olhar socialmente construído. E o que tento fazer aqui é, justamente, retirar esses óculos do seu rosto para que você veja o mar de belezas diversas ao seu redor."

Livros como esse são especiais, merecem e devem ser lidos por todos.

A edição é linda, a narrativa é em primeira pessoa. Nos sentimos uma amiga pessoal de Alexandra, que estamos ali ouvindo suas confidências, ao mesmo tempo em que ela nos aconselha e nos ensina a mudarmos a visão sobre o mundo e sobre nós mesmas.

Assim sendo, recomendo para todos, independente do tipo físico, da idade e do sexo.









1 comentário:

  1. Oi Bia, tudo bem?
    Eu conhecia a Alexandra pelo canal dela no YT e gostei de muitos vídeos que assisti lá. Ela tem uma forma muito direta e simples de passar essa mensagem tão importante de ser compartilhada. Pela sua resenha, imagino que o livro siga a mesma linha. Vou deixar na minha lista de leituras para conferir depois.

    Beijos;

    Mente Hipercriativa
    FanPage Mente Hipercriativa

    ResponderEliminar