Resenha: Bruxa Akata

Título: Bruxa Akata | Autora: Nnedi Okorator | Editora: Galera Record | Ano: 2018 | Páginas: 322


Bruxa Akata tem como protagonista Sunny, uma pré-adolescente albina. Mudara-se recentemente para Nigéria, e claro que suas diferenças provocavam outras crianças. 

Sunny sofria preconceito devido a sua cor. Não bastasse isso, na sua casa enfrentava o preconceito de seu pai por ser mulher.

A garota sabia que era diferente. Mas isso não estava relacionado à sua cor tão pouco ao fato de ser menina. Sunny tinha visões. Inclusive vira algo terrível na chama de uma vela, algo que estaria ligado ao futuro da humanidade.

Ao fazer um novo amigo na escola, Sunny acaba descobrindo uma realidade cheia de mistério e magia. Ela descobre a existência de pessoas com poderes místicos e ainda, que os livros de magia são mais perigosos do que poderia imaginar.

"Aprendam a aprender. Leiam as entrelinhas. Saibam o que reter e o que descartar."

Em meio a todas essas descobertas, crianças começam a desaparecer misteriosamente. Morte, mutilação... um verdadeiro horror. Todos tinham medo e ninguém tinha respostas.

Nessa aventura repleta de fantasia e mistério, Sunny viaja em busca de autoconhecimento e com a missão de salvar o destino da humanidade.

Eu ainda estou um tanto que perdida em como falar sobre esse livro. Como apreciadora de fantasia e folclore, não me lembro de um dia ter lido algo que abordasse a cultura africana. Foi a primeira vez, e fiquei maravilhada.

As lendas são encantadoras, e ao utilizá-las em seu enredo, a autora se mostra criativa, elaborando uma trama fabulosa.

"Todo mundo acha que a senhora muito idosa, o corcunda, o louco e o albino têm poderes mágicos do mal."

Além de todo o misticismo, temos ainda mensagens importantes de superação, de aceitação e de amizade. A autora traz a realidade africana também para o enredo, assim há um pêndulo que vai das lendas e todo o misticismo da cultura africana até a realidade que não foge do preconceito encrustado na sociedade.

"Preconceito gera preconceito, sabe? Nem sempre o conhecimento evolui para a sabedoria."

Foi uma leitura gostosa, mas pessoalmente falando, iria me agradar mais se os personagens fossem mais maduros. Acredito que toda essa fantasia, se elaborada com personagens adultos, seria ainda mais envolvente.

Porém, é um livro que precisa ser lido por quem aprecia o gênero. Sendo o primeiro de uma série, talvez nos demais os personagens "estarão no ponto", mais maduros e mais adeptos a esse mundo mágico.

Sem comentários