Crônicas e Devaneios: a solução é enfiar a cara nos livros


Que período difícil este em que estamos vivendo. O medo toma conta o tempo todo.

O ser humano tem um mecanismo evolutivo que consegue se adaptar em qualquer situação, mesmo em meio ao caos. E ainda temos uma peculiaridade em abafar situações das quais não queremos acreditar.

E nesse momento, os dias se tornam mais longos, com momentos insanos. As vezes não me conformo com a situação e simplesmente esqueço de tudo.

Outras me conformo e tenho em mente que preciso viver intensamente meu dia, pois quem sabe o que poderá acontecer amanhã? E tenho os momentos piores, de ansiedade e medo. Medo por minha família e amigos, medo por mim (é, eu não quero morrer por enquanto rs).

E ao final do dia, estou esgotada. Pois todos esses momentos são intensos pra caramba.

Nem preciso dizer o quanto fico insuportável, com um humor inflamado que varia do muito feliz para muito furiosa em segundos. Descarreguei várias vezes nas redes sociais. Culpei minha classe profissional, os chineses, os políticos, Deus, e até eu mesma.

Então, quando dou um olhar mais atento para as pessoas que frequentam meu local de trabalho, percebo que estamos juntos na insanidade. É um sentimento de impotência que toma conta.

O que fazer para se acalmar?

Cada pessoa segue seu próprio ritual. Mas percebo que tanto para mim quanto para outras pessoas, os livros acabam se tornando a melhor solução.

10 Manias dos leitores | Meu Caro Relicario

Ler nos desliga da realidade, nos transporta para outros mundos. Nos faz viajar na realidade de personagens que ganham vida em nossa imaginação.

Não importa o gênero, o importante é ler e se conectar.

Sou uma leitora que curte terror e ficção científica. Gosto de livros que trazem uma pitada da realidade para o enredo, deixando o ar ainda mais sombrio. Mas eu precisei pausar quando percebi que a leitura estava me deixando ainda mais tensa.

Me voltei para outros estilos. Inclusive até ando assistindo mais romance e menos terror.

E posso falar? Conheço muitos leitores que fizeram justamente o contrário: migraram para um estilo mais violento, para aliviar a tensão.

O fato é que não importa seu estilo, a leitura precisa ter esse poder de conexão, e nessas épocas culpados e culpadas, precisamos esquecer editoras e focar em nós mesmos. Ler somente o que faz bem.

Ler é a solução da ansiedade, dos pensamentos ruins, da raiva gratuita.

Enfie a cara nos livros e fique em casa se possível. Enfie a cara nos livros e tenho certeza que você vai esquecer por alguns momentos da realidade terrível que estamos vivendo.

LIVROS... em 2020 | Livros, Fotos, Gifs

Enfie a cara nos livros e sonhe! Dias melhores virão, está escrito ;)

Beijos virtuais,


Sem comentários