Resenha: Um de Nós Está Mentindo


Título: Um de Nós está Mentindo | Autora: Karen M. McManus | Editora: Galera Record | Páginas: 384 | Ano: 2018

Um de Nós Está Mentindo é uma das obras mais comentadas nas redes sociais. Traz um suspense adolescente, voltado para o público adolescente, assim sendo os elementos contidos para fisgar o leitor são um tanto que mais leves.

Porém, ao contrário do que eu mesma esperava, consegue prender e envolver o leitor.

Cinco jovens reunidos na sala de detenção. Addy, o estereótipo de rainha do baile, conforme exige os padrões. Linda, namora o cara perfeito. 

Bronwyn, a intelectual. Currículo escolar exemplar.

Cooper, o atleta. Futuro brilhante traçado pelo time de beisebol. 

Nate, o bad boy. Em liberdade condicional, por traficar drogas. 

E Simon, que mantém um aplicativo com as fofocas mais quentes e ácidas do colégio.

Por essa descrição, quase idêntica a da sinopse (mas vejam só, eu preciso expor as características principais dos jovens, acreditem: é necessário); talvez se você for mais velha(o) ou cinéfilo, vai se lembrar de "O Clube dos 5". Eu mesma me lembrei. Porém, as semelhanças são poucas. Até porque, um desses jovens morre antes de saírem da detenção.

Todos foram parar ali por um único motivo: portavam ilegalmente celulares, o que fugia das regras da escola. E todos garantiam que os aparelhos detidos pelo diretor não pertenciam a eles. 

Simon, após ingerir água, sofre de uma crise alérgica que o leva a morte. Todos ficaram em choque. E a situação piora quando a polícia chega à conclusão de que não fora um acidente; Simon havia sido assassinado.

E assim, os quatro adolescentes são os principais suspeitos desse crime. E o mais impressionante: todos eles tinham motivo de sobra para querer Simon morto.

Sejamos francos: todo mundo no Colégio Bayview odiava Simon. A diferença é que eu tive coragem o suficiente para fazer isso. De nada.
Todos garantem inocência. Mas um deles está mentindo. Você poderia matar essa charada?

Intercalando a narrativa entre os quatro adolescentes, Karen apresenta muito mais que um suspense juvenil. Ela aborda estereótipos, preconceito, machismo, pressão familiar, homossexualidade e o quanto as redes sociais refletem na vida dos jovens.

É um livro que leva adultos a refletirem e claro, que poderia facilmente ser levado para uma leitura coletiva nas escolas, já que os temas são tão atuais.

O suspense proposto, como citei no início, prende. Queremos a todo custo entender o que levou uma pessoa a assassinar Simon, que não passava de um garoto.

Mesmo tendo como ponto de partida um assassinato, o livro também garante diversão. Existem os momentos de tensão e drama, mas temos também risos e suspiros. Há um romance presente que me fez lembrar de "Belo Desastre".

Os personagens são bem construídos; e o fato de termos quatro narradores não atrapalha ou confunde a leitura. Muito pelo contrário. Eu que sou do time que não apoia tantos narradores, apreciei conhecer a fundo todos eles; e ao final, considerei completamente necessária essa forma de narrativa.

Com toda certeza o ponto alto da leitura é justamente essa construção. Os personagens analisados de forma individual, trazem problemáticas que provocam empatia no leitor. Mesmo sabendo que qualquer um deles poderia ser o vilão ou vilã, me prendi a eles.

O livro como um todo ainda consegue passar uma mensagem linda de amizade e autoconhecimento. 

Não consegui desvendar quem era o(a) grande mentiroso(a) do enredo até chegar ao ápice da revelação. Suspeitava, mas não tinha certeza. Isso tornou a leitura ainda mais deliciosa.

A edição está graciosa, com fonte confortável para leitura.

Recomendo, é realmente intenso e deliciosamente bem elaborado.

PS: 
♥ Após a leitura da obra e a elaboração da resenha, li um artigo que conta que o livro foi inspirado em "Clube dos Cinco" e no seriado "Pretty Little Liars" (daí as semelhanças).

♥ O livro será adaptado para as telas!! Sucesso de vendas em mais de 20 países, não passou despercebido pelo canal E!, que encomendou uma série baseada em tal. A previsão é que o trabalho se inicie entre 2019 e 2020 (já estou ansiosa!!) Fonte: Livros e Citações.

1 comentário:

  1. Oi Bia!!!

    Já fiquei mega curiosa por conta de Clube dos cinco e Belo desastre (minha cara né)!
    E essa resenha!!! Já quero ler pra ontem, fiquei mega curiosa pra saber o que aconteceu com o rapaz, e com tantos temas atuais e necessários sendo discutidos é impossível não querer conhecer essa história!!!

    Beijos
    Naty!!

    ResponderEliminar