Resenha: Extraordinárias Mulheres que Revolucionaram o Brasil


Título: Extraordinárias Mulheres que Revolucionaram o Brasil | Autoras: Duda P. de Souza & Aryane Cararo | Editora: Seguinte | Ano: 2017 | Skoob

Muito se tem a aprender sobre as lutas femininas, que tanto contribuíram para as conquistas que temos hoje. A história relacionada a tais conquistas, traz sempre uma mancha em suas linhas, já que geralmente as heroínas por traz desses feitos precisaram lutar muito, colocando em jogo honra, dinheiro, e até mesmo suas próprias vidas.

O fato é que mesmo assim, seus nomes caem no esquecimento. E chegam até mesmo a serem questionados. Ora se já não ouvimos que os feitos de mulheres marcantes no feminismo não foram apenas lendas? Ou que tais mulheres nem ao menos deveriam ser lembradas, já que mancharam a honra de homens poderosos?

Não preciso voltar muitos anos. Em janeiro, o nome de muitas mulheres históricas foram compartilhados com frases extremistas nas redes sociais. Tudo isso para mostrar, de forma desesperadora e completamente inverídica, que o feminismo é incorreto, é apelativo, luta para apenas mostrar que os homens são inferiores.

"Em pleno século XXI, o Brasil ainda está entre um dos países mais violentos para as mulheres."

Eu não quero entrar nessa discussão. Escrevi tudo isso para enfim mostrar que em meio a tantas inverdades, existem obras que apontam justamente o contrário. Obras estas que demonstram os feitos de mulheres que deveriam ser lembradas diariamente, por tantas conquistas. 

Conquistas estas que contribuíram na política, na revolução, na guerra, na escolaridade, nos direitos e deveres e claro, que nos permitiram chegar até aqui com liberdade. Mulheres a frente de seu tempo, que se impuseram, que de forma extraordinária fizeram história.

"Precisamos falar sobre elas, porque lhes devemos muito."

Extraordinárias Mulheres que Revolucionaram o Brasil reúne algumas dessas personagens femininas tão importantes. Obedecendo o contexto histórico de cada persona citada no livro e sem romantização, as autoras criaram um livro necessário. Com narrativa objetiva e clara, é possível ter uma aula de história e entender eventos importantes do cenário nacional, como a própria independência do Brasil.

Maria Quitéria, Anita Malfatti, Djamila Ribeiro são alguns dos nomes que constam no livro. Mais que contar a respeito dessas e várias outras mulheres, o livro aponta outros nomes femininos dentro da luta de cada uma. Destrincha as conquistas, faz uma abordagem essencial no que diz respeito ao feminismo negro. Traz uma diversidade de mulheres que lutaram e outras que ainda lutam por causas distintas; mas que de alguma forma, nos une.

"As que aparecem aqui, no entanto, não são mais importantes que todas as outras, incluindo você (importância é um conceito muito amplo, subjetivo e controverso). A lista é infinita, de modo que este trabalho não acaba aqui, mas as mulheres escolhidas são aquelas que consideramos que todo mundo deveria conhecer o quanto antes."

As autoras fazem muito mais que contar histórias. Elas apontam heroínas, que devem e precisam ser imortalizadas.

Um dos pontos mais altos do livro pra mim, que por incrível que pareça conseguiu me surpreender, foi a linha do tempo disposta no final, onde há um pequeno resumo da vida das mulheres no Brasil. Acompanhando tal linha temporal, vi o quanto nossas conquistas demoraram anos para serem firmadas. 

Leiam. Aprendam mais sobre essas conquistas. É um livro de fácil interpretação, incrível e repito, necessário.


10 comentários:

  1. Li esse livro semana passa e amei!
    Acho que devia ser uma leitura obrigatória a todos.
    Ótima resenha.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderEliminar
  2. Oi, Bia
    Eu recebi esse livro da editora e me arrependo amargamente de não ter lido essa história. É com certeza um livro inspirador que fala sobre mulheres guerreiras e sobre feminismo. Queria ter lido :/ aff
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi sua linda!! Eu estava louca por ele desde o lançamento e quando vi ali, gratuito em e-book, não perdi a oportunidade.
      Leia!! Não vai se arrepender.
      Beijos sua linda.

      Eliminar
  3. Oi, Bianca!
    Livros que retratam a força e o poder da mulher, precisam ser amplamente divulgados e discutidos <3
    Não conhecia esse, mas já fiquei super interessada!
    A resenha ficou linda :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderEliminar
  4. Oi Bianca!
    Que resenha linda. Concordo com você!
    Tantas mulheres que foram importantes e ficaram esquecidas pelo tempo...
    Eu também li e adorei este livro
    Obrigada pelo visita no blog, eu adorei :)
    Beijos e ótimas leituras neste mês também
    Claudia

    ResponderEliminar