TBT Literário: O Efeito Crepúsculo


Em tempos onde grandes publicações vem sendo adiadas, algumas obras de sucesso que se firmaram antes da década de 2010, estão ganhando novamente os holofotes.

Uma delas, demarca a caracterização moderna e adolescente, talvez até mais colorida (visto que no passado tínhamos apenas a ligação com o mórbido) dos vampiros.

Um vampiro "adolescente". A lenda em sua composição original, mesclada a uma fórmula um tanto que inédita; onde vampiros e lobos se encaixam no mundo real, com dramas adolescentes palpáveis. Um vampiro frequentando a escola e experimentado o amor juvenil? Quem poderia imaginar...

Somente sendo uma autora criativa. Stephenie Meyer conseguiu se destacar com sua saga de livros. Trazendo uma protagonista comum, desajeitada, que pouco se encaixa; fez milhares de adolescentes se identificarem e mais: fez muitas começarem a partir daí a vida de leitora.


O romance sobrenatural entrou na moda. E quando o primeiro livro foi adaptado para os cinemas, fez com que o livro ganhasse ainda mais notoriedade.

As críticas não faltavam. Muitos consideraram Bella Swan um mau exemplo para a geração. E Edward Cullen, uma verdadeira vergonha para o mundo vampiresco.

O fato é que Crepúsculo marcou geração por ser original. Por ser "descolado". Mesmo com um enredo que divide opiniões, muitos jovens desenvolveram o hábito da leitura por causa da saga. 

E tem mais: Crepúsculo fez com que os mesmos jovens conhecessem clássicos. Bella apresentou Emily Brontë a essa geração. Venhamos e convenhamos que de Brontë a Austen é um pulo!

Muitos nomes da música ficaram conhecidos pelos filmes. Carolina Herrera virou uma marca desejada para as sonhadoras da época, pois o vestido de noiva de Bella numa das franquias do filme levava a assinatura.

Um sapato Manolo nunca foi tão desejado...


Acessórios que remetiam aos livros, camisetas, canecas, tatuagens! Céus, ouso dizer que a saga faz parte da cultura pop.

Eu li pela moda. Não me arrependo, pois me senti descolada, e pude levar conteúdos maravilhosos para a sala de aula onde lecionava. Jovens prestavam atenção quando, dentre um exemplo e outro, citava algum acontecimento dos livros.

Provavelmente não irei reler. E tão pouco lerei a nova publicação da autora. Mas sei bem do que todos estão falando... Crepúsculo marcou época, confesse, todo mundo sabe quem é o casal Bella e Edward.

2 comentários:

  1. Lembrei da camiseta que eu tinha do TEAM EDWARD hahaha e morria de vontade de comprar acessórios da saga. Aiai, saudades ficar viciada assim! Eu adoro Crepúsculo e não tenho vergonha de dizer, estou feliz por Midnight Sun finalmente ser lançado (a parte que ainda não li haha)

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com
    @raquel_tips

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahaha eu lembrei de toda a febre fazendo esse post. Obrigada.

      Eliminar