Resenha: Faça amor, não faça jogo

Título: Faça amor, não faça jogo | Autor: Ique Carvalho | Editora: Gutenberg | Ano: 2014 | Páginas: 224 

Faça amor, não faça jogo é um dos livros mais incríveis que tive a oportunidade de ler. Ique Carvalho tem uma escrita doce, tocante, leve, emocionante e que nos faz pensar em muitos aspectos da vida. 

Conheci o Ique através da autora Bianca Briones. Certo dia resolvi dar uma bisbilhotada no blog dele para ver o que de tão incrível tinha os textos, e bem, eu li alguns e fiquei completamente fascinada, emocionada e tocada. Parecia que alguns dos textos eram para mim, se encaixavam tão perfeitamente.

 Então, no mesmo dia efetuei a compra do livro, pois eu sabia que precisava urgentemente de ter mais, e mais de Ique, eis que assim que chegou tive uma doce surpresa ao constatar que, além de palavras lindas, textos maravilhosos, indicações de músicas perfeitas, o livro é um dos mais lindos que já coloquei meus olhinhos. A edição está perfeita, a Editora Gutenberg caprichou, mas como não caprichar quando se trata de um livro tão lindo e doce? 

“Quando você sonha, a razão dorme e o coração acorda.
Então, deixe o seu coração guiar você.
Ele é o único que pode, um dia,
levá-lo até o maior sonho da sua vida”

(Texto: O que te impede de sonhar?)

Falar desse livro é algo complicado, eu sinto que tudo o que eu disser, os elogios que eu fizer ainda não vão estar à altura do livro, porque é um livro incrível, e acredito que TODOS deveriam ler em algum momento. 

Seus textos, crônicas, são relatos de seu passado e presente, ele fala abertamente sobre a doença de seu pai, fala de sua família, amores antigos, amores atuais, decepções, medos, superações, mas acima de tudo, ele fala de AMOR! 

Que amar é se arriscar, é se envolver, mas que não se trata de um jogo. Que algumas vezes o amor vai machucar, nos fazer quebrar a cara, vai doer muito, mas que sempre temos o hoje, o amanhã para superar e se arriscar de novo. E o amor que ele trata no livro não é apenas entre um homem e uma mulher, é também sobre o amor de família, o amor de um filho que vê seu pai como seu super-herói, é o amor entre amigos verdadeiros. O amor que faz crescer, viver, aprender, sofrer e superar. 

"É importante ter tempo para dizer às pessoas
que você as ama, e o quanto você as ama,
enquanto elas ainda podem te ouvir.
(...)
Pessoas fazem você seguir em frente.
Se você está sofrendo por amor,
se alguma pessoa que você ama está doente,
não fique puto com o mundo.
Não se torne um babaca.
As coisas caem e quebram, é a vida.
E a vida é dura.
As pessoas cometem erros.
Mas, se você me perguntar,
é a parte que vem depois que importa.
A parte em que você faz a coisa certa."
(Texto: O último dia da sua vida)
"Se quer ligar, liga.
Vai lá, tenta, quebra a cara, acredita.
Sabe, pensar duas vezes é a distância
entre os que sonham e os que vivem.
Então viva. Sai dessa.
(...)
Vai perder a chance de viver uma história
porque não teve coragem de falar?" (Texto: Faça amor, não faça jogo)

É tão lindo ver/ler como o Ique mesmo levando um monte de tombos da vida, continua espalhando e escrevendo sobre o bem. Que mesmo sua vida sendo de certa forma corrida, ele encontra tempo para dar conselhos através dos seus textos...  É incrivelmente emocionante em como as palavras dele, a realidade dele, muita das vezes refletem a nossa.

Eu me emocionei sim, e só posso dizer a vocês: Leiam sem medo! Mergulhem nas palavras do Ique, sintam, se emocionem e amem! Faça amor, não faça jogo entrou para a lista de livros favoritos.

"Algumas pessoas não percebem que o amor verdadeiro
não é por você, é pelo outro.
Ele entende que não é preciso entender.
Você precisa se libertar e fazer.
Que o obstáculo do outro é o seu desafio.
E assim você pode construir uma linda história de amor,
que sozinho não se pode escrever.
Nós estamos vivos.
Você está vivo.
Então faça isso: viva!
Sinta tudo!"
(Texto: Continuo Sonhando)

Além de textos lindos, o autor nos presenteou com uma playlist maravilhosa, ele sugeriu uma música para cada texto, e as músicas se encaixam perfeitamente.
"Alguns mundos são distintos.
Mas quando se cruzam,
se tornam o infinito."
(Texto: O casal perfeito)

Minha vontade era encher essa resenha com mais trechos (além dos que eu já coloquei rs) dos textos que mais gostei, mas eu quero deixar que você se surpreendam, e que ao terminarem a leitura  e se sentirem com vontade PISQUE TRÊS VEZES (leitores do livro entenderão), faz bem, além de ser revigorante. 

1 comentário:

  1. Eu preciso dizer que amo esse livro? Bem, você já sabe disso, afinal foi a maior culpada por esse amor ter brotado.
    O Ique arrasa, e acredite, esse livro me mudou muito. Aliás, tudo o que o cara escreve tem um reflexo muito grande em todos que realmente absorvem sua escrita.
    Resenha linda que me deixou com vontade reler. E vou fazer isso rsrs.
    Beijos

    ResponderEliminar